MUAY THAI

MUAY THAI
TREINE MUITO! O SUCESSO SÓ DEPENDE DE VOCÊ!

MUAY THAI


O Muay Thai [มวยไทย] é uma luta originaria da Tailândia, também conhecida como Boxe Tailandês ou Thai Boxing. É o esporte nacional da Tailândia.
SIGNIFICADO: Arte dos livres
MUAY = Arte Marcial/ Luta.    
THAI = (Liberdade) e Referência ao povo Tailandês.

Na Tailândia o Muay Thai também é conhecido como "Luta da Liberdade"ou "Arte dos Livres", pois foi com o Muay Thai que se protegiam dos povos opressores que tentavam conquistar seu território. Então como venceram suas batalhas utilizando as técnicas do Muay Thai conseguiram sua liberdade, por isso vem o nome "Luta da Liberdade".

HISTÓRIA

"Se alguém perguntar como o Muay Thai surgiu, devemos voltar a pré-história quando a raça humana ainda era primitiva, quando as necessidades e as pressões naturais humanas exigiam a luta pela sobrevivência. A necessidade de se proteger o tempo todo, armas naturais se desenvolveram como ferramentas de ataque e defesa, esse é o começo da história como os humanos começaram a utilizar pés, joelhos, cotovelos e punhos para se defender. " (KRAITUS, 1988).
Isto mostra que o homem tem a necessidade de técnicas de defesa desde a sua origem, e que o Muay Thai se desenvolveu através destas necessidades.
"Para falarmos da origem do Muay Thai devemos voltar a mais de dois mil anos atrás para as tribos de Ao Lai que migraram do sul da China para as planícies centrais do Sião hoje conhecido como Tailândia, é difícil comprovar conclusivamente quando e onde a arte se originou, porque todos os documentos da historia tailandesa foram destruídos no período de Ayuddhaya (hoje Bangkok) quando Burma invadiu e saqueou a capital. A historia do Muay Thai foi juntada pedaço a pedaço por informações que escaparam da destruição, e foram passadas através de gerações, boca a boca, professores para alunos. " (MOORE, 2004).
Os reis Naresuan e Taksin têm a reputação de terem estudado no Wat Phuttai Sawan (Cisne de Buddhai) em Ayuddhaya. Templo que se acredita ter sido construído pelo primeiro rei de Ayuddhaya, o rei U-Tanga de Pra Chao, conhecido como o rei Rama Thibodi por volta de 1350, e foi uma escola de artes marciais por muitos séculos. Os professores originais eram os Monges Budistas que ensinavam lutas com espadas, ninguém sabe ao certo de onde os monges vieram, mas acredita-se que do reino norte, em Lanna. A escola Phuttai Sawan ensinava o Krabi Krabong (a arte tailandesa das Armas), arte marcial utilizada nas batalhas em guerra. E assim acredita-se que durante estes combates, em todo este período de guerras, fora se desenvolvendo vários meios de defesa, entre os quais utilizavam: as espadas, lanças, escudos, arco e flecha, facas e o próprio corpo, usando as mãos, os pés, joelhos, cotovelos e a cabeça. Procurando um meio natural de defesa, em condições que estavam sem nenhuma arma em mãos, a fim de permanecerem vivos.
Assim como a Tailândia o Muay Thai também ao longo da historia teve mudanças em seu nome. Originalmente chamado de Mai, coniderada Sawk, depois passou a ser Muay Pahuyuth, no sul da Tailândia era conhecida como Chayia, isto no período de Ratanakosin e igualmente em Sião. Todas estes ainda podendo ser chamados de Muay Kaad-cheurk (luta dos punhos cobertos), ou Muay Boran (encerramento do antigo ou velho significado).
Ao passar dos tempos muitas técnicas antigas foram perdidas, apesar do Muay Pahuyuth ainda ser ensinado na sua forma original. Mais à frente o Muay Pahuyuth começou a ser passado de professor para professor, o último grande mestre do Muay Pahuyuth foi Arjan Ket Sriyapai que foi professor de Arjarn Panya Kraitus que ensina ainda hoje.
Os primeiros relatos das lutas de Muay Thai ainda o deixavam muito perigoso, os quais não tinham limite de tempo para o combate, e ainda não continha o uso de luvas e apenas a utilização de cordas as quais envolviam as mãos, após as cordas envolvidas nas mãos eles as mergulhavam em resina para que endurecessem as mãos. Em alguns outros registros históricos, encontramos também casos de após mergulharem as mãos a resina, eles adicionavam areia e até mesmo vidro fino as mãos. Estes combates duravam até que o primeiro lutador não tivesse condição de permanecer em pé, ou até mesmo a morte. Isto parece ter ocorrido até o Reino de Rama VII em 1929, quando o uso de luvas foi introduzido, deixando o esporte menos perigoso aos participantes.
Antes de 1929 os lutadores lutavam apenas com cordas enroladas nas mãos, as quais eram mergulhadas em cola com vidro moído ou areia. Com o tempo o uso da cola e o vidro/areia foram eliminados e as cordas continuaram a ser utilizadas, na verdade até 1929 quando foram substituídas pelas luvas. (KRAITUS, 1988).
Hoje em dia ainda existem lutas ilegais que usam os costumes antigos, e até alguns que tem a permissão dos países envolvidos, que são realizados nas fronteiras, entre Tailândia e Birmânia, Laos e Camboja onde eles colocam um ringue e as lutas são casadas entre os países de cuja fronteira e realizam combates em que os lutadores não utilizam luvas, apenas as faixas enroladas nas mãos. Dependendo das fronteiras as regras estimulam round's de duração ou até que um dos lutadores não tenha mais condição de continuar no combate.
Dessa forma o Muay Pahuyuth foi se tornando um esporte tradicional na Tailândia e cada vez mais praticado por todos. Em 1941 foi iniciado o primeiro estádio de luta em Bangkok, o Rajadamnern, sua construção foi interrupta com a chegada da segunda guerra, mas e em agosto de 1945 eles retomaram as obras. Junto com o estádio foi criado um comitê de regras e regulamentos que ditavam os ataques e tempo permitido em combate. Em 23 de dezembro do mesmo ano o estádio foi aberto com as primeiras lutas, e assim se dava inicio ao moderno esporte tailandês, o Muay Thai.
Com a vinda do Rajadamnern à propagação do Muay Thai não demorou muito para avançar para fora do país. Em 1950 um americano levou dois tailandeses para Rochester - New York, para uma demonstração. Já em 1962 um outro americano levou um grupo de tailandeses para uma demonstração em uma feira de Seattle. Em 1970 muitos artistas e produtores de filmes de artes marciais japoneses visitavam a Tailândia a fim de conhecer o Muay Thai. Não demorou muito para que o esporte ficasse conhecido em todo o mundo. Sua diferença se dava na utilização dos golpes com os cotovelos e joelhos, estritamente eficientes e de estrema violência.
Através do Muay Thai outras artes foram surgindo, como o kickboxing. Isso acontece quando o Sr. Osamu Noguchi abriu uma academia em Bangkok.
Na década de 70 o Muay Thai começa a tomar a Europa, diferente dos EUA os europeus mantiveram o nome, juntamente com todas regras, regulamentos, rituais e tradições. Em janeiro de 1984 foi fundada em Amsterdã a Associação Mundial de Muay Thai, com a presença de Tailândia, Holanda, França, Itália, Noruega, Suécia e Espanha. O representante holandês, Sr. Thom Harinck, fundou mais tarde a Associação Européia de Muay Thai. Ambas associações eram bem sucedidas em promover eventos de Muay Thai em toda a Europa e na Tailândia, assim permitindo pela primeira vez que lutadores estrangeiros lutassem na Tailândia. O sucesso foi imenso em todo o mundo, e consequentemente no seu país de origem. O aparecimento de um novo estádio foi logo inevitável em Bangkok, dando origem ao Lumpinne, outro grande estádio ao lado de Rajadamnern.
Em 1986 o Sr. Bunyuen Suyanatadha fundou a Associação Tailandesa Amadora de Muay Thai (AMTAT). Alguns meses mais tarde a associação expandiu seus interesses internacionais, cobrindo o sudeste Asiático e criando a Federação Internacional de Muay Thai (IFMA). O sistema amador exigia a utilização de equipamentos de proteção, como: capacete, caneleira, protetor bucal e protetor genital. Desta forma deixando o esporte mais seguro e incentivando o esporte em todo o mundo.
Durante anos organizando a Copa do Príncipe na Tailândia para atletas locais, a Associação decidiu em 1994 criar um evento internacional e a batizando de Copa do Rei, e já na sua segunda edição em 1997 havia mais de 25 países participando.
O primeiro torneio Amador Europeu de Muay Thai aconteceu em Manchester, Inglaterra em 1997 e organizado pelo Conselho Britânico de Muay Thai com oito países europeus participantes. O vice-presidente da Federação Internacional de Muay Thai, Sr Bunyuen Suyanatadha foi testemunha do evento e ficou muito orgulhoso do primeiro evento amador de Muay Thai fora da Tailândia.
Hoje o Muay Thai já esta em quase todos os países, seja no amador ou profissional, e muitos destes países já o reconhecem como esporte. E mais que isso, é respeitado em todo mundo como umas das artes marciais mais eficazes, e como uma herança da Tailândia para o mundo.

CARACTERISTICAS DA ARTE

É conhecida mundialmente como "A Arte das 08 Armas", pois se caracteriza pelo uso de: punhos, cotovelos, joelhos e pés, que associada a uma forte preparação física e combinação de movimentos torna o Muay thai a mais eficiente, poderosa e sem duvida a mais dura luta de ringue da face da terra.

Todo golpe do Muay Thai tem o objetivo de acabar com a luta (knock out). As combinações de golpes do Muay Thai são certeiras e raramente se pode ver uma luta que chegue ao 5º round, pois geralmente o nocaute vem antes. É uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe, tem também os violentos golpes com as canelas e pés, na qual é caracterizada esta luta. É considerada a arte marcial que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.

O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e autoconfiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.

O Muay Thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potencia do esporte do mundo. Além de criadores do Muay thai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, isso devido os tailandeses ter uma estrutura física pequena.

ELEMENTOS DO COMBATE:
1º - Velocidade  (execução)
2º - Força  (poder dos golpes)
3º - Resistência  (condicionamento físico)
4º - Lucidez  (calma e frieza)
5º - Técnica  (movimentos perfeitos)
6º - Precisão  (exatidão nos golpes)

  MUAY THAI NO BRASIL

No Brasil o Muay Thai teve inicio nos anos 80, mas precisamente em 1979 quando o Mestre Nélio Naja apresentou ao país. A modalidade quase desconhecida na época era conhecida como Boxe Tailandês. Época que ainda utilizavam calças e faixas amarradas na cintura diferenciando as graduações. Nélio Naja teve como seus primeiros alunos os, hoje, Mestres; Rudimar Fedrigo, Luiz Alves, Narany, Flavio Molina e outros, sendo que alguns destes eram Faixa Preta de taekwondo. O esporte foi se desenvolvendo pelo país, nascendo em 1980 a primeira Associação de Muay Thai do país, tendo como Presidente o Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro Campeonato Interestadual no Rio de Janeiro. Daí para frente os eventos de Muay Thai foram se desenvolvendo cada vez mais.
No Paraná o esporte foi levado a publico através do Mestre Rudimar Fedrigo também na década de 80, o qual formou grandes atletas.
Há muitas tradições que envolvem o Muay Thai, que certamente nascem da cultura e da crença de seu país. Mais como todas as culturas que envolvem cada país, certamente é algo a ser preservado e admirado.
CONFEDERAÇÕES NACIONAIS

Como até então não havia por parte da Tailândia uma vontade de haver popularização do Muay thai no mundo, não tinha restrições quanto sua prática. Pois, os tailandeses preferiam que fossem buscar conhecimento na fonte, era economicamente mais rentável para eles. Pois, em seus Kai Muay (Campos de treinamentos), podiam lucrar mais com as visitas de estrangeiros para conhecerem e treinarem o muay thai. Contudo, o Muay thai cresceu de tal forma que precisava ser contido e organizado.
O Muay thai chegou ao Brasil com mestre Nélio Naja em 1979 e se desenvolveu com seus alunos Luiz Alves e Arthur Mariano na década de 80. Mestre Arthur Mariano que já esteve em nossa cidade ministrando cursos de técnicas de combate e em eventos, é o presidente da CBMT – Confederação Brasileira de Muay thai. Sua entidade está voltada para a modalidade K1 Rules e não é adepto da Arte Marcial.
Mestre Arthur Mariano em função de amizade e respeito convidou Mestre Carlos Julio Camacho a compor a diretoria Ténica da CBMT. Mas, após a resolução da IFMA – International Federation Muay thai Amatheur, Mestre Camacho voltou seu foco para esta tendência. Não houve briga ou racha, apenas, uma divergência de ideias. Mestre Arthur Mariano, firmou-se no que via constantemente na mídia japonesa, os combates K1, e direcionou-se para este caminho.
Porém, já existe desde 2006 uma resolução vinda da Tailândia onde o termo Muay thai só será autorizado às entidades que se comprometerem a padronizar com o conceito de Arte Marcial. E os órgãos governamentais de cada país somente reconhecem as organizações que seguem o padrão determinado por seus gerentes mundiais. Uma questão até de respeito e diplomacia, ou seja, como o Brasil discutiria com a Tailândia o que fazer ou não com o Muay thai?
Imagine a França dizendo como se deve praticar a Capoeira! Então, é essa a vertente; em breve o movimento K1 Rules terá total distinção e sua modalidade será como o Kickboxing, que é um método de combate americano, criado para confrontar em regras específicas, lutadores de várias modalidades que lutam em pé. Assim, como a IFMA solicita, não haverá dentre em breve, a utilização de termos como Thai Boxing ou Thai Kick, pois, já tramita na Procuradoria Federal da República, esta petição.
Uma questão de padronização e organização nada mais, além disto. Todo aquele praticante de Muay thai que queira ter o reconhecimento do órgão certificador mundial IFMA, basta se filiar a CBMTT e suas federações filiadas, fazer o curso de padronização Estadual e Nacional; recebendo a Certificação com chancela IFMA, poderá prestar exame internacional e ser reconhecido como professor ou mestre em qualquer lugar do mundo. Muay thai é Muay thai, Karatê é Karatê, Kickboxing é Kickboxing e assim por diante.


Fonte: www.thaibrasil.com.br
Federação Goiana de Muay thai Tradicional.