MUAY THAI

MUAY THAI
TREINE MUITO! O SUCESSO SÓ DEPENDE DE VOCÊ!

TRADIÇÕES

KHUEN KRU ou YOK KRU - Cerimônia de aceitação de um novo aluno pelo professor.
Na Tailândia de hoje, muitos acampamentos profissionais já não aderem a esta tradição, mas em escolas das provinciais ele ainda é uma parte essencial e usada até hoje.
A cerimônia envolve o aluno que pretende entrar na escola de Muay Thai, primeiro ele aprende um Wai Kru especial e deve executar para o professor. Desta maneira mostra sua dedicação ao acampamento e seu respeito. Ele vai aprender o Wai Kru, passando o tempo que estuda para aperfeiçoar a dança (Wai Kru), e garantindo que fará um grande oferecimento ao professor. Este oferecimento acontece em três momentos, chamado de Joss, na primeira parte com um pequeno pano branco, na segunda com uma flor branca, e na terceira com uma vela e seis ou nove moedas. E com estes objetos ele realiza o Joss oferecendo a seu professor e a campus (escola).
Após ter feito o oferecimento o estudante fará uma garantia ao professor, que nunca vai pensar ou falar mal sobre o professor ou a escola, ou fazer alguma observação que poderá danificar a reputação dos estudantes, do professor ou da escola. O professor aceitará então o estudante como parte da família da escola, depois colocará um Mongkon na cabeça do aluno, um amuleto sagrado e amarrará o Pra Jer, um outro amuleto sagrado, em torno de seu bíceps esquerdo. O professor conferenciará então uma bênção ao pugilista, dizendo que nenhum dano lhe será causado, que nunca ficará com fome ou sedento.
O Mongkon permanece com o professor, quanto o Pra Jer será dado ao pugilista. A próxima vez que o estudante usará o Mongkon será em sua primeira luta.

 WAI KRU - Ritual de respeito ao professor realizado antes da luta.

Um momento que realmente encanta e deixa todo publico presente em concentração junto com os lutadores. O Wai Kru é realizado momentos antes da luta ter início, acompanhado de música, os lutadores realizam movimentos amplos e singelos que seguem o ritmo da música, apresentando toda uma concentração e respeito ao esporte, seus professores e equipes.  
O ritual da pré luta chamado de Wai Kru , acompanhado por música.
Esta dança é realizada em homenagem ao professor com movimentos em câmera lenta, o lutador de joelhos com o rosto em direção ao seu campo, casa ou lugar de nascimento, cobrindo seus olhos com as luvas diz uma pequena oração enquanto efetua três movimentos, os quais movimenta os braços abertos para frente e para trás. (STOCKMANN, 1979).
O Wai Kru é executado sempre antes de cada luta de Muay Thai. Wai Kru significa literalmente respeito ao professor, mas as palavras significam realmente muito mais do que isso. O Wai Kru é uma cerimônia em que o lutador mostra o respeito que tem a seu professor, pais, e a disciplina do Muay Thai.

RAM MUAY - Ritual que mantém os espíritos do mal a distância.
 
 Após a apresentação do Wai Kru é iniciado o Ram Muay que serve como um aquecimento e alongamento onde o lutador anda em volta do ringue com uma mão sobre as cordas, com olhar furioso em direção a platéia, mas a sua expressão de fúria significa manter os espíritos do mal a distância, em cada córner ele para e abaixa a cabeça em direção a corda e bate seu pé varias vezes, enche o córner com sua aura, com o objetivo que nenhum córner ira prover refugio para seu oponente.

Ao final do Wai Kru e do Ram Muay, e antes de remover o mongkon, o professor dirá uma oração mágica ou dará uma bênção sobre a cabeça do pugilista. O Prajied permanece em torno do braço do pugilista. O Mongkon, entretanto, não é permitido ser mantido durante as lutas modernas de Muay Thai, mas no passado, o Mongkon permaneceria posicionado sobre a cabeça do pugilista para ser usado para puxar para baixo e assentar-se em torno de sua garganta como forma de ataque.

Durante todo a execução do Wai Kru e Ram Muay, o lutador não pode perder o ritmo do som do assopro do Pi (instrumento musical de assopro - flauta de Java), do Ching (pratos) e do Glawng Khaek (tambores/bumbos) chamando seu convite para preparar-se para a batalha. A dança com os movimentos rítmicos lentos que destacam suas benevolência e contrapeso, e respira lentamente, através de seu nariz e através de sua boca para acalmar seus nervos e para aumentar para fora o fluxo do oxigênio na circulação sanguínea. Há muitos equívocos sobre Muay Thai, um, é de que é o Wai Kru e o Ram Muay tem conotações religiosas. Isto não é estritamente verdadeiro. O Wai Kru é um ritual de respeito ao professor. Ambas são partes essenciais do Muay Thai, e muito tradicional na Tailândia.

 
MONGKON - Objeto que é colocado e retirado pelo professor na cabeça do lutador.
É uma corda trançada em forma de coroa que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. Antes do Wai Kru, o professor terá que colocar o Mongkon sagrado na cabeça do lutador, que permite através de sua forma, que o público presente consiga distinguir de onde o lutador se origina e quem é seu professor. Pois só o professor pode colocar e retirar o Mongkon na cabeça do lutador.

O Mongkon é retirado, pelo treinador, antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, esforço e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de uma determinada escola de muay thai.Tradicionalmente o mogkon possui as cores da escola (camp) do lutador.

Formas do Mongkon:

A - Quando girado para cima, o mongkon significa que o lutador é um nativo do sul da Tailândia.
B - Quando está apontando para baixo, significa que o lutador é do norte de Tailândia.
C - Quando é reto, em um ângulo direito à parte posterior da cabeça do atleta, significa que vem das planícies centrais.

 
PRAJIED - Objeto em tecido trançado que vai aos braços do lutador.

Igualmente conhecido como o Kruang Ruang, é uma corda de pano torcida, tecida ou trançada que tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses tem a finalidade de proteger o lutador. O lutador pode igualmente adicionar seus próprios talismãs, tais como um fecho do cabelo da sua mãe ou uma imagem do Buda, etc. Os assistentes do ringue colocam coroas de flor em torno do pescoço do lutador, mostrando o respeito que eles tem durante o combate. No passado alguns lutadores teriam seus corpos tatuados com orações, forma de amedrontar seus adversários, mas hoje em dia é muito difícil de encontrar atletas com tatuagens desta forma, mas o Mongkon e o Prajied são comumente usados até hoje.

Hoje, o Mongkon e o Prajied ainda são partes essenciais de preparações pré-lutas. O Muay Thai é diferente de muitas outras artes marciais. O pugilista tailandês demonstra sua gratidão a seus pais e professor executando o Wai Kru antes de cada competição ou ataque. Reconhece que são seus pais que lhe deram a vida e o seu professor que lhe dá o conhecimento, e que sem eles não teria nenhuma existência para ele. Muay Thai não é somente sobre a luta. É igualmente sobre a aprendizagem de uma habilidade que pode ser usada para o esporte, defesa pessoal, para a família, os amigos, e para os que vem de países rivais são os métodos por que a habilidade e a coragem são testadas.

Os atletas tailandeses de Muay Thai têm um standard alto para viver, mas isto é o que faz a um genuíno lutador de Muay Thai, ou o NAK Muay, que é um cavalheiro dentro e fora do ringue.

KROP KRU - Cerimônia que ocorre na Tailândia quando um aluno torna-se professor.

Também dentro das tradições se usa o PONG MALAI é como uma grinalda de flores que é colocada no pescoço do lutador, o Pong Malai é dado por amigos ao lutador e serve para dar sorte. O Pong Malai faz parte da cultura tailandesa fora do ringue.